segunda-feira, 31 de maio de 2010

Reciclando e brincando - 6






Teatro de caixas sempre aguçou a imaginação e a criatividade das crianças, não é? Imagina então sabendo que estão "livrando" o mundo de mais uma caixa que iria para o lixo, hehehehe.... Esta atividade teve participações individuais e coletivas e ficou realmente um SHOW!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reciclando e brincando - 5




Muito divertidos os IÔ-IÔS que fizemos com fundos de garrafas de plástico e EVA picado!!!!!!! Muito fácil de fazer e além de tudo foi um ótimo exercício para o recorte das crianças... Elas escolheram a cor que gostariam e vejam que fofura de iô-iôs!!!!!!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Reciclando e brincando - 4


PASSA-BOLA foi mais um brinquedo feito de garrafas de plástico e o objetivo é, sacudindo, fazer passar as bolinhas pelo gargalo da garrafa e assim, chegar ao fundo. É bem complicadinho, mas vê-los tentando e por fim conseguindo é emocionante!

Reciclando e brincando - 3




Somente com as pontas das garrafas de plástico, fizemos o BILBLOQUÊ. Os alunos coloriram com cola colorida e com sua cor de preferência e depois brincaram a valer...

Reciclando e brincando - 2


Fizemos também um jogo muito legal, o CAI-NÃO-CAI... dentro das garrafas já cortadas colocamos bolinhas de plástico de desodorantes roll-on, hehehehe... viu só como elas servem bem? As crianças passaram cola nos palitos de churrasco e os puseram dentro de canudos coloridos. O jogo consiste em , cada um a sua vez, tirar um palito SEM que as bolinhas caiam no fundo. Será que eles gostaram do jogo? ;)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Reciclando e brincando - 1









Hoje conversamos sobre o que podemos fazer com o lixo... reciclar. E aqui na nossa sala, utilizando garrafas plásticas, vamos fazer alguns jogos... Hoje fizemos o tão famoso BOLICHE que as crianças adoram!!!!!!!!!!!!! Até a bolinha foi feita de garrafas pet!

sábado, 22 de maio de 2010

Sexta-feira cultural!



Em nossa escola existe a "sexta-feira cultural". Nelas, acontecem sempre algo bem diferente. Exemplos: dia do brinquedo, teatro de fantoches (pelas professoras), apresentação de bandinha ( que as crianças mesmas montam com sucata), teatro e integração entre as turmas de 1 a 5 anos. Nesta sexta (21/05) minha turminha, juntamente com o maternal 1 ( uns fofos de 1 aninho) fizeram esta bandeira de retalhos de EVA, pois a COPA vem aí e a torcida será grande, não é?

Separando o lixo



Então agora, MÃOS A OBRA! Com figuras de flanelógrafo, fizemos um "treino" de separar o lixo, pelas cores do recipiente. Expliquei também que existe a cor VERDE, mas que esta, no jardim, por ser perigoso a criança trazer vidro, não iríamos utilizar... Depois, fizemos quadros com exemplos, para que eles pudessem visualizar o tipo de material a ser depositado em cada cor e agora, durante o lanche, o lixo será SEMPRE separadinho!

As Cores e a reciclagem do lixo!




Como é fácil "plantar" a sementinha da conscientização nas crianças. E como é difícil fazer com que ela germine e dê frutos, pois deveria ser constante este "regar" da sementinha... Mas nós, professores, estamos aí, plantando e regando, não é? Para falar sobre o lixo no mundo e suas conseqüências, levei aos meus alunos figuras de mundo CUIDADO e mundo DESTRUÍDO. Com seriedade e muito senso do "certo", meus pequenos separaram as figuras junto comigo e a cada uma iam expressando suas opiniões... Foi lindo!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Projeto CORES: as cores de nossa escola


Nossa escola é pintada de algumas cores representativas: O MARROM, que representa a terra e a criança que, assim como a terra recebe a semente, está pronta a receber os ensinamentos. O VERDE, que representa a semente e a aprendizagem a ser lançada na "terra". O AZUL e o AMARELO, que representam o sol e a chuva, representam também o brincar e o aprender. Sempre procurando o equilíbrio entre eles... nem um demais, nem de menos... Em equipes, para que os alunos interajam entre eles, emprestando, dividindo e ajudando, fizemos esta linda produção com as cores de nossa escola!

Enfeite Mães





Para decorar o ambiente, para o café colonial do dia das mães, as crianças colaram EVA nas letras que formam a palavra mãe e montamos um móbile! Ficou assim:

quarta-feira, 12 de maio de 2010


Mães!




Uma atividade feita com muitas "coisinhas": papel, lã, botões, guache e, é lógico, um grande amor pelas mamães!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

No começo, apenas uma sementinha...


O tema MÃE causa muita curiosidade. Trabalhei um pouco a gravidez e foi bem interessante. TODOS falaram que no começo eram apenas uma "sementinha". Desenharam suas mamães e colaram uma semente na barriga. Muitos já "copiam" a palavra MÃE do quadro! SHOW!!!!!!!!!!!

Canto para mamãe!


Meus alunos ADORAM cantar! E, vamos e venhamos, uma música para a MAMÃE é ainda melhor, não? Pois o canto abaixo é o preferido das minhas crianças:

QUANDO EU ESTAVA NA BARRIGA DA MÃEZINHA
TU ME SENTIAS, TU ME SENTIAS.
QUANDO ESTOU BRINCANDO OU DORMINDO EM MINHA CAMINHA
TU JÁ ME VEZ
E NUNCA ME DEIXAS.

:/ POR ISSO EU CANTO
OBRIGADO SENHOR
PELA MINHA MÃEZINHA
QUE TENHO AMOR. :/

Uma flor para mamãe!






Vi uma flor muito linda na net e fiz com meus alunos para a mamãe... Com o contorno da mãozinha em EVA, é muito fácil de fazer. Pesquisei com as mães sua COR PREFERIDA e vejam só que lindo ficou... As flores farão parte da decoração do "café colonial" que será oferecido à elas dia 15 de maio.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mensagem: RETRATO DE MÃE!




"Uma mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de
Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus;
uma mulher que, ainda jovem, tem a tranqüila sabedoria de uma anciã e,
na velhice, o admirável vigor da juventude;
se de pouca instrução, desvenda com intuição inexplicável
os segredos da vida e, se muito instruída age
com a simplicidade de menina;
uma mulher que sendo pobre,
tem como recompensa a felicidade dos que ama, e quando rica, todos os
seus tesouros daria para não sofrer no coração a dor da ingratidão;
sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão;
uma mulher que, enquanto viva, não lhe damos o devido valor,
porque ao seu lado todas as dores são esquecidas; entretanto
quando morta, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos para vê-la de
novo ao menos por um só momento, receber dela um só abraço,
e ouvir de seus lábios uma só palavra.
Dessa mulher não me exijas o nome, se não quiseres
que turve de lágrimas esta lembrança,
porque... já a vi passar em meu caminho.
Quando teus filhos já estiverem crescidos, lê para eles estas palavras.
E, enquanto eles cobrem a tua face de beijos, conta-lhes que um humilde
peregrino, em paga da hospedagem recebida, deixou aqui para todos o
esboço do retrato de sua própria mãe."


(Tradução do original de D. Ramóm Angel Jara
Bispo e Orador Chileno )

Dia das mães - convite


A festa do dia das mães se aproxima e estamos começando a fazer os primeiros trabalhinhos relacionados a esse dia! Hoje, com colagem e desenho, fizemos os CONVITES. Eu achei-os fofíssimos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Linda frase!


“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
( Paulo Freire )